Pomacanthus navarchus (Majestic angelfish)
Nome Popular: Peixe-anjo Cinturado Azul
Nome Científico: Pomacanthus navarchus, Cuvier, 1831
Família: Pomacanthidae
Origem: Indo-Pacífico / Encontrado em regiões como Indonésia, Papua Nova Guiné, Filipinas, Micronésia e Grande Barreira de Corais
Sociabilidade: Pode ser mantido sozinho ou em casal
Parâmetros Aquáticos:
- pH: 8.0 a 8.6
- Temperatura: 22 a 26ºC
- Reserva Alcalina: 20 a 25 dKH
- Densidade: 1.020 a 1.025
Expectativa de Vida: Aproximadamente 15 anos ou mais em aquários bem mantidos
Nível de Manutenção: Médio
Tamanho Adulto: Cerca de 30 cm
Alimentação: Na natureza, sua dieta é composta principalmente por esponjas, algas, corais e pequenos organismos. Em cativeiro, recomenda-se rações específicas para peixes marinhos, incluindo opções em gel, para atender às suas necessidades. Complemente com alimentos vivos para uma dieta variada.
Dimorfismo Sexual: São animais protogínicos. Quando jovens, todos são do sexo feminino. À medida que amadurecem, alguns tornam-se machos, sendo geralmente maiores e mais agressivos.
Comportamento: Territorialistas, evite colocá-los com peixes semelhantes, agressivos ou muito pequenos. Ofereça abrigos para todos os habitantes do aquário.
Reprodução: São ovíparos. A fêmea libera os ovos, e o macho os fertiliza nadando ao redor. Os ovos flutuam até eclodirem, e as larvas passam a se alimentar de plâncton antes de buscar abrigo nos recifes de corais.
Tamanho Mínimo do Aquário: Recomendado o mínimo de 300 litros.
Outras Informações: Esses elegantes peixes habitam áreas próximas a recifes de corais. Os jovens podem participar de “estações de limpeza”, alimentando-se de parasitas de outros animais. A coloração varia de preto com faixas azuis em juvenis a um deslumbrante padrão de azul e amarelo em adultos, com pontos azuis adornando as áreas amarelas. Uma verdadeira joia para seu aquário!