Um esterilizador UV age basicamente eliminando algas suspensas na água do aquário ou lago quando estas passam pelo interior do equipamento sob a luz UV. Além de algas, o Filtro UV altera o DNA e promove a morte de micro-organismos potencialmente prejudiciais à vida e fauna aquática.
Outro aspecto importante está relacionado à bomba utilizada no filtro, entenda que quanto mais devagar a água passar melhor, esta é uma verdade que deve ser vista com clareza, a água só é filtrada enquanto em contato com a lâmpada, assim sendo, caso passe muito rapidamente, não será feita a filtragem adequada, os fabricantes também disponibilizam tabelas com vazões apropriadas para cada filtro.
Alguns cuidados devem ser tomados ao se manusear o filtro, como nunca olhar para a lâmpada diretamente ( a maioria dos modelos tem um mecanismo de segurança que desligam a lâmpada caso o filtro seja aberto ), e também jamais ligar o filtro sem a água estar passando por ele, caso o filtro trabalhe ?a seco? a lâmpada ira queimar.
Portanto, independente do tamanho do seu aquário ou lago, o importante é o dimensionamento correto, não adianta nada colocar um UV de 5W para um aquário de 200 litros com uma bomba muito rápida, bomba e capacidade(W) do filtro devem ser compatíveis.