Nomes populares
O peixe de água doce chamado Cascudo é conhecido popularmente como Acari, Cari, Boi-de-Guará e Uacari.
Nome científico
Hypostomus affinis.
Distribuição geográfica
Sua espécie é distribuída amplamente pela América do Sul, mais especificamente no rio Paraíba do Sul.
Habitat
O Cascudo é um peixe de fundo, onde vive raspando o substrato com seus inúmeros e delicados dentes, à procura de alimento.
Criação em Aquário
Aquário com dimensões mínimas de 100 cm de comprimento e 40 cm de largura desejável.
Desejável presença de inúmeras raízes e rochas pelo aquário, uma vez que a espécie passa a maior parte de seu tempo aderido a eles. Peixes adultos podem arrancar plantas involuntariamente. Deve-se criar diversos refúgios escuros para a espécie se acomodar.
Parâmetros da água: o cascudo aceita águas salobras e em seu habitat definitivo ficará muito confortável com PH levemente abaixo de 7. A temperatura pode variar de 18ºC e 26ºC.
Comportamento
É um dos maiores Cascudos que pode ser mantido em aquário comunitário com peixes de grande porte, mesmo espécies semi-agressivas. De comportamento pacífico, é amplamente criado com peixes de grande porte (jumbos), porém, pode se tornar territorial com outros Cascudos, principalmente se não houver refúgios suficientes para abrigá-lo ou o aquário for pequeno.
Alimentação
É um peixe detritívoro e bentônico, alimentando-se de detritos do fundo dos rios, participando da fase de pré-mineralização da matéria orgânica presente no substrato lodoso.
Mantenha toquinhos de madeira flutuando no aquário o tempo todo. Os cascudos precisam de muita fibra na dieta, e eles conseguem obter isso da madeira. Sempre tenha vários pedaços de madeira no aquário para que seu cascudo possa sugar e raspar. Os pequenos pedaços de madeira que o cascudo ingere ajudam na digestão.
- Ao invés de pegar qualquer tipo de madeira, escolha as que são vendidas em lojas de peixes e aquários.
- Alimente seu cascudo com ração de alga. Certifique-se de que seu peixe tenha comida suficiente suplementando as algas do aquário com ração de alga. A ração cai pro fundo do aquário, ficando mais fácil para o cascudo achá-la.
- Ração de alga pode ser encontrada no pet shop do seu bairro ou uma loja de aquários.
- Adicione carne à dieta do cascudo. Eles são onívoros, o que quer dizer que comem plantas e animais. Seu cascudo vai apreciar minhocas, vermes e camarão. Você pode escolher entre variedades frescas e congeladas.
- Minhocas, vermes e camarões podem ser achados em pet shops e lojas de peixe.
- Alimente seu cascudo com frutas e vegetais. Ele vai adorar comer verduras e legumes diferentes, como brócolis, ervilhas com casca, feijão-de-lima, couve-flor, salsão, repolho e pepino. Embora seu cascudo também goste de pequenos pedaços de melão cantalupo, melão doce, fruta-pão e mamão, evite dar frutas ácidas ou vegetais como tomates e laranjas.
- Simplesmente lave e corte as frutas ou vegetais em vários pedacinhos para prepará-los para o seu cascudo.
Dimorfismo Sexual
Seu dimorfismo sexual é um tanto difícil, comparando a papila genital de peixes adultos, os machos apresentam este papila projetada, enquanto fêmeas é menos evidente e plano junto ao corpo. Outra característica é as fêmeas possuírem o ventre mais roliço que os machos.
Reprodução
O período reprodutivo do Cascudo ocorre entre os meses de novembro e fevereiro. No entanto, é um peixe que apresenta baixa taxa de fecundidade, o que pode ser resultado de seu cuidado parental.
Características
O peixe Cascudo é um peixe que possui uma couraça recobrindo o seu corpo. Na verdade, são pequenas placas ósseas adaptadas à maneira de escamas, que percorrem o corpo em várias fileiras (de três a quatro), o que confere ao Cascudo aparência visual e sensação tátil de lixa. Seu corpo possui coloração parda com algumas manchas escuras. Sua região ventral é geralmente nua. Tem boca inferior (ventral). Pode atingir os 39 cm e alcançar 1,5 kg de peso.
tenho eles no meu aquário mais de 7 anos