Chaetodon larvatus
Os Butterflyfish são conhecidos por seus padrões e cores atraentes. Eles estão intimamente relacionados aos Angelfishs, mas sempre podem ser distinguidos, pois não possuem os espinhos de cada lado da cabeça do Angelfish.
Um grupo menor desses peixes procurará principalmente corais moles, como Zoanthus. Uma parte maior das espécies terá como alvo diferentes tipos de corais LPS. Butterflyfish também são conhecidos por procurar anêmonas, tubeworms e bristleworms.
Portanto é importante escolher as espécies corretas em relação aos corais desejados, caso se deseje manter Butterflyfish em um coral-aquário.
Bristleworms, tubeworms e outros pequenos invertebrados também fazem parte da dieta de muitos Butterflyfish.
Pode ser problemático, com muitas dessas espécies, fazê-las comer no começo, mas muitas das espécies não resistem ao zooplâncton vivo ou mexilhões vivos com cascas esmagadas. Outra opção é imitar seu comportamento natural colocando sua comida em esqueletos ou pedras de coral.
Eles ignoram a maioria dos outros peixes e geralmente são pacíficos, portanto vários Butterflyfish não terão problemas em viver juntos. No entanto, deve-se ter cuidado ao manter espécies semelhantes juntas, a menos que sejam um casal.
Como esses peixes podem ser difíceis de aclimatar e conseguir se alimentar, é importante comprar peixes saudáveis, para evitar ter que lidar com mais problemas. Certifique-se de verificar se eles não têm parasitas ou infecções visíveis.
Existem algumas espécies que não devem ser mantidas em um aquário, pois são especialistas em alimentação e quase sempre se recusam a comer alimentos substitutos. Pode ser possível criar algumas espécies, que comem alimentos congelados. Caso contrário, a única maneira de manter os especialistas em alimentação é alimentando-os com sua dieta natural, que consiste em corais SPS ou LPS vivos, por exemplo.