Menu

Mais resultados ...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search
Close this search box.
PUBLICIDADE

Como criar o meu coleiro & Como legalizar ?

O coleiro é um pássaro muito apreciado pelo seu canto e por isso é bastante procurado. Para ter um é importante saber como criar o coleiro.

Com vários criadores capacitados será mais fácil suprir a demanda pelos filhotes, evitando que os coleiros que estão soltos na natureza sejam capturados por contrabandistas de animais.

É muito importante que você tenha autorização do Ibama para iniciar uma criação de coleiro em sua casa. Se não tiver os seus pássaros estarão em perigo e você poderá perdê-los.

Melhor época para criar o coleiro

período reprodutivo do coleiro normalmente vai de outubro a fevereiro. Nesta época, na natureza, o casal afasta-se do grupo e estabelece seu território.

Todas as tarefas, como por exemplo a confecção do ninho, ficam sob a responsabilidade da fêmea.

Cabe ao macho a atribuição de cantar para afastar outros coleiros da área, defendendo assim o território.

Apesar de viver nos campos abertos, o casal de coleiro acaba procurando por árvores da borda das mata para confeccionar o ninho.

O ninho é feito usando-se de gramíneas, raízes e outras fibras vegetais, sendo construído em forma de tigela rasa sobre arbustos a poucos metros do solo.

Em criações você poderá iniciar a reprodução do coleiro na mesma época, fornecendo os materiais para a fêmea confeccionar o ninho.

Gaiola para criar o coleiro

Para fazer a reprodução do coleiro em criações você poderá utilizar gaiolas de puro arame. As medidas indicadas são 60 centímetros de comprimento por 30 de largura e 35 altura.

De preferência elas devem ter comedouros e bebedouros externos. O ninho para coleiros é do tipo taça, com cerca de 6 centímetros de diâmetro por 4 de profundidade, podendo ser de bucha.

Você encontra gaiolas e ninhos para coleiros clicando aqui.

Como acasalar o coleiro

Você pode fazer a aproximação do casal colocando-os em gaiolas separadas. Deixe as gaiolas próximas, para que o macho possa cantar para ela. Quando a fêmea pedir gala basta soltar o macho na gaiola dela

Uma fêmea de coleiro irá fazer de 3 a 4 posturas por ano. Geralmente cada postura terá 2 ovos, que serão incubados por cerca 13 dias.

Com cerca de 13 dias de vida os filhotes abandonam o ninho e após cerca de 35 dias já estão aptos a comerem sozinhos.

Com o nascimento dos filhotes a alimentação deverá ser reforçada. Coloque verduras e legumes na gaiola, e também algum alimento proteico, como larvas de besouro do amendoim.

Caso tenha problemas com ovos gorados ou pouca vontade de reproduzir você poderá usar a vitamina “E” para dar uma animada no casal.

Com 01 ano, os filhotes de coleiro já atingem a maturidade sexual, estando apto para iniciarem o processo de acasalamento.

Após o nascimento dos filhotes você poderá colocar um bom canto de coleiro para que eles possam aprender o verdadeiro canto tuí tuí.

Canto do Coleiro

Criar pássaros silvestres é uma atividade que exige legalização junto aos órgãos regulamentadores.

No início, antes de adquirir os animais, é preciso estar atento à procedência e à comprovação da situação legal do animal. Ainda, a documentação deve estar impecável, de forma a evitar uma possível prisão por criação ilegal.

Também antes de iniciar, é necessário visitar outros criadores para entender como funciona a criação. Um especialista na área é a pessoa mais indicada para auxiliar em qualquer dúvida que o criador tenha no início.

A autorização para Criação Amadora Passeriformes é válida anualmente, sempre no período de 1 de agosto a 30 de julho, sendo necessário solicitar outra num prazo mínimo de 30 dias antes do vencimento.

Para pássaros adquiridos de criadores comerciais, deve-se exigir nota fiscal com seu CPF, documento de registro da ave no IBAMA e o número de registro do Estabelecimento Comercial junto ao IBAMA.

Esse documento exime o criador da responsabilidade de estar registrado como criador amador no IBAMA, além de conceder o direito de ter o pássaro em mãos e a liberdade de circulação por todo o estado onde ele foi adquirido. Para viagens interestaduais é necessário um laudo veterinário e a exportação está proibida.

Porém, se você deseja atuar profissionalmente como um criador, o cadastro no IBAMA torna-se fundamental. Após o cadastro no site do IBAMA, você deverá dirigir-se a uma das unidades do Instituto e realizar o pedido de suas anilhas e o registro de seus filhotes, para estar dentro da lei.

No site do IBAMA você confere todas as informações e documentação necessária para registrar-se.

Para garantir o sucesso da sua criação comercial, fique atento a essas informações:


– Nunca compre pássaros de criadores ilegais, pois eles não podem ser registrados no IBAMA;
– Para criadores amadores, é obrigatório o registro SISPASS;
– Criadores amadores só podem transicionar pássaros entre si 50 vezes por período de licença ou devem adquirir aves de um criador comercial devidamente registrado;
– A venda para pessoas que não querem ser criadores amadores só pode ser feita para criadores comerciais, com registro no IBAMA e com a devida nota fiscal;
– Anualmente a licença de criador amador deve ser renovada, gerando um boleto para pagamento pelo SISPASS;
– Para a promoção de torneios e exposições, deve-se encaminhar ao IBAMA um calendário até o último dia útil do mês de outubro do exercício anterior.

Compartilhe nas redes sociais

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigo
O mais novo mais votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
TALVEZ ESTEJA PRECISANDO

Notícias Relacionadas


PUBLLICIDADE

PUBLLICIDADE

Categorias


PUBLLICIDADE
TALVEZ ESTEJA PRECISANDO


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja Muito Mais