Menu

Mais resultados ...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search
Close this search box.
PUBLICIDADE

O que é e para que serve o Skimmer?

O que é skimmer?

A palavra skimmer vem da língua inglesa e significa escumadeira ou desnatadeira. Com isso, já é possível formar uma imagem mental do que ele é, não é mesmo?

O Skimmer é um dispositivo criado para limpar a água do aquário marinho de forma a remover os compostos orgânicos dissolvidos. Pense em uma câmara que mistura a água com o ar para poder criar uma espuma muito densa.

Como o equipamento funciona?

O mecanismo de funcionamento destes aparelho é muito simples. Para que tudo ocorra corretamente, no entanto, é preciso que sua instalação seja feita adequadamente. Portanto, continue a leitura pois mais à frente vamos esclarecer essa questão.

De maneira geral, o skimmer funciona da seguinte maneira:

  1. a água suja é aspirada;
  2. em seguida, passa por um coletor onde a sujeira é depositada;
  3. a água filtrada e limpa retorna ao aquário.

A ação da limpeza ocorre por meio das bolhas que compõe essa espuma. As bolhas vão subindo e capturando lentamente todos os compostos orgânicos dissolvidos.

O skimmer tem como objetivo retirar todos os aminoácidos, carboidratos, fenóis, iodo, gorduras e bactérias antes que esses compostos comecem o seu clico de nitrogênio (o que polui a água).

Percebido a importância do Skimmer, chegou a hora de conhecer os 5 tipos que existem, caso queira ir em frente e comprar um para utilizar no seu aquário.

É importante dizer que eles não têm muita diferença entre si e a escolha varia de acordo com o sistema que você já tem em casa, visto que tem alguns sistemas que não aceitam determinados tipos de skimmer.

Como deve ser feita a instalação?

Vamos listar 5 tipos de skimmer, para você escolher o melhor que se enquadre a sua realidade !

A primeira coisa a se pensar — antes mesmo da instalação — é a litragem o espaço e a estética que você quer para seu aquário.

5 tipos de Skimmer diferentes.

Venturi

Skimmer Venturi

Apesar de ser um tipo mais antigo tem sua vantagem alguns modelos podem ser utilizado fora da agua ou sump.

com certeza é um dos mais simples, ele tem uma entrada de bomba e uma válvula que dá o nome ao skimmer que tem como objetivo ajudar na injeção de ar.

Uma maneira de identificar com o sistema é que ele possui bombas de baixo vazão, uma excelente vantagem e que é de fácil adaptação para bombas diferentes, tornando um skimmer bem fácil e viável para a maioria dos aquaristas.

SprayJet

Skimmer SprayJet

Geralmente é o mais utilizado nos aquários. É bem simples: A válvula também chamada SprayJet lança a água com uma pressão muito forte dentro da câmara sugando o ar que por sua vez, levará até a câmara do skimmer e eliminando os compostos orgânicos do aquário.

Estes skimmer, tem um excelente custo e beneficio, devida a qualidade de bolha produzido por eles, tornando-os mais utilizas para manter aquários com pequenas e grandes listagem.

Beckett

Skimmer Beckett

Utilizando a válvula Beckett que é uma espécie de injeção de ar, esse tipo produz uma imensidão de bolhas. Isso o deixa entre os mais caros e melhores skimmers.

Esse tipo é recomendado para aqueles que trabalham com o aquarismo e que possuem um fluxo de caixa muito grande, pois, além de ser um tipo caro, ele também requer bombas de alto vazão logo, só compensa ter um desse se o tanque for realmente grande.

Recirculantes

Skimmer Recirculantes

Os recirculantes precisam de 2 bombas, uma dedicada para levar a agua do sump para dentro da câmara e outra totalmente dedica a injeção de ar e movimentação da água dentro da câmara, misturando a água injetada do Sump.

Geralmente usado para tanques grandes, sua eficiência também é muito superior aos skimmer convencionais devido a ter bombas dedicadas para cada situação.

Downdraft

Skimmer Downdraft

Para finalizar, temos os Downdraft que, diferentemente dos Venturi, possuem bombas de alta pressão, uma maneira alternativa de fazer bolhas com a velocidade que a água é puxada pelo pequeno furo.

Esse skimmer já é utilizado em aquários maiores, normalmente acima de 200 litros.

É importante dizer que esse tipo também possui uma altura muito elevada, pois precisa de uma coluna alta de água.

Compartilhe nas redes sociais

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
TALVEZ ESTEJA PRECISANDO

Notícias Relacionadas


PUBLLICIDADE

PUBLLICIDADE

Categorias


PUBLLICIDADE
TALVEZ ESTEJA PRECISANDO


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja Muito Mais