Menu

Mais resultados ...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search
Close this search box.
PUBLICIDADE

Os Gatos “7 dicas para manter seu gato dentro de casa”

Confira dicas para o dia a dia com o seu gatinho em casa 

Existem gatos que são mais caseiros, enquanto outros adoram perambular pelas ruas e vizinhança. Quem tem um gatinho que gosta de ficar em casa, dificilmente enfrenta problemas com fugas, parasitas e outros inconvenientes. Já os felinos que estão acostumados a dar umas voltinhas costumam trazer bastante preocupação para os seus tutores. Então, como fazer o gato ficar caseiro? Que medidas podem ser tomadas para tornar o ambiente de casa mais acolhedor para o animal, evitando que ele saia para as ruas o tempo todo? Pode parecer uma missão impossível, mas não é: separamos algumas dicas de como manter o gato dentro de casa, bem feliz e com uma ótima qualidade de vida. Veja!

Muitas pessoas ainda acreditam que criar um gatinho sem acesso à rua não faz bem para a saúde do animal. Mas isso é um mito: na verdade, os gatos se dão muito bem vivendo apenas no ambiente doméstico, e a maioria dos veterinários indica que eles sejam criados dessa forma.

Vivendo apenas em casa, os felinos não ficam expostos aos diversos perigos que existem nas ruas, como doenças, atropelamentos, envenenamentos, entre vários outros. Pode até mesmo acontecer de alguém bem intencionado levar seu bichano para casa, acreditando que ele ainda não tem um lar.

1 – As telas de proteção são fundamentais para evitar a fuga de gatos

Para quem tem um gato de rua em apartamento, um dos maiores cuidados a serem tomados é a instalação de telas de proteção em todas as janelas do local. Isso não deve acontecer somente por uma questão de como prender gato dentro de casa, mas é um cuidado essencial com a saúde do animal. Um dos instintos naturais dos felinos é que eles amam explorar lugares mais altos. O problema é que quando se mora em apartamento, todo cuidado é pouco. Sem as telas de proteção, existe um grande risco do gato tentar pular da janela para outro local, e acabar sofrendo uma grande queda. Isso pode trazer graves sequelas para o bichano. Fora isso, as telas acabam sendo também uma boa alternativa para que os gatos não fujam.

2 – Não esqueça de limitar o acesso do animal a janelas e portas

A primeira coisa a ser feita quando você decide ser dono de algum pet é ter atenção com janelas, portas e qualquer buraquinho que o gato possa se enfiar. Como já foi dito, as janelas precisam ter uma tela de proteção para evitar que o gato pule. O mesmo vale para as portas: ao abri-las, certifique-se de que o seu pet não está por perto, ou ele pode se sentir tentado a sair correndo. Para quem não sabe como prender gato em quintal, essas medidas também podem ajudar: manter os portões sempre bem fechados e, se possível, com telas de proteção ao redor.

3 – Para criar gato em casa ou apartamento, não esqueça de castrar o animal

Um dos maiores motivos para um gato fujão é a necessidade de cruzar ou de marcar território. Logo, uma das melhores formas de evitar que isso aconteça é com a castração de gato, já que, além dos benefícios que a cirurgia promove para a saúde do animal e de evitar a gravidez indesejada, esse procedimento também afeta bastante esses aspectos do comportamento felino. Sendo assim, o gato deixa de ter a necessidade constante de sair de casa por esses dois motivos, e se adapta mais facilmente a ficar dentro de casa.

4 – Acostume eles com o ambiente caseiro desde pequenos

Quando acostumados desde filhotes, a maior parte dos gatos começa a não mostrar interesse no mundo externo nem que abram a porta da rua bem na frente deles (mas, só para garantir, evite fazer isso). 

Os gatos mais velhos também se adaptam rapidamente ao ambiente caseiro, pois reconhecem com mais facilidade os benefícios dele. Por dormirem durante a maior parte do dia, a maioria dos felinos ficam satisfeitos quando encontram aqueles lugares perfeitos para uma boa soneca.

5 – Considere a castração

Ideal para evitar a superpopulação de gatos nas ruas, a castração também pode ajudar na hora de deixar seu animal caseiro mais tranquilo. Isso porque as fêmeas costumam ficar ansiosas para sair quando estão no cio, e os machos costumam, além de ir atrás das fêmeas, brigar com outros machos. Após a castração, eles ficam mais calmos e dóceis.

Veterinarian doctor is making a check up of a cute beautiful cat with plastic cone collar after castration, Veterinary Concept.

6 – Invista em novidades

Agradar um gato com novidades não é difícil nem caro: uma simples caixa de papelão pode deixá-los entretidos durante vários momentos do dia. Dando uma breve busca no Google, é fácil encontrar maneiras novas e com baixo custo para deixar seu gato sempre entretido.

7 – Passear com o gato pode ajudar a suprir a vontade de ir para a rua

Todos temos curiosidades sobre ambientes que não conhecemos e com os bichinhos não é diferente – principalmente com os gatos, que são naturalmente curiosos e exploradores natos. Por isso, se você tem um bichano que adora ir para a rua e não sabe como manter o gato dentro de casa, uma boa alternativa é levá-lo para passear regularmente. Para que esses passeios sejam totalmente seguros, não esqueça de investir em uma coleira com identificação para gato. A partir do momento em que o animal começa a conviver com o mundo de forma segura supervisionada, isso ajuda a sanar qualquer interesse que ele possa ter em fugir de casa.

Agora que já sabe o que fazer, confira mais informações sobre os gatos.

Compartilhe nas redes sociais

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
TALVEZ ESTEJA PRECISANDO

Notícias Relacionadas


PUBLLICIDADE

PUBLLICIDADE

Categorias


PUBLLICIDADE
TALVEZ ESTEJA PRECISANDO


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja Muito Mais