Menu

Mais resultados ...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search
Close this search box.
PUBLICIDADE

Gatos têm intolerância à lactose? Descubra!

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é tutor de um felino, já deve ter percebido que, ao decidir tomar leite, a maioria fica atrás do copo. Então, surge a dúvida: será que gatos têm intolerância à lactose?

Afinal, ele é um mamífero que se alimenta do leite da mãe quando filhote, mas será que o leite de vaca faz mal? Essa é uma dúvida bem comum, mas que será esclarecida neste artigo, em que vamos contar se gato pode tomar leite convencional.

Saiba se gatos têm intolerância à lactose

Nem todos os alimentos que os humanos ingerem podem ser consumidos pelos gatos. O leite de vaca pode fazer mal a eles, mesmo sendo mamíferos. Os gatos filhotes mamam até os dois meses. Depois disso, normalmente, a mãe não permite a amamentação por causa dos dentes dos pequenos.

Desse modo, a enzima lactase deixa de ser produzida ou é gerada em quantidades muito menores, o que justifica o fato de que muitos gatos têm intolerância à lactose. Alguns sintomas da intolerância registrada nos bichanos são:

  • vômitos após a ingestão do leite;
  • fezes amolecidas ou diarreia;
  • desconforto e apatia após tomar leite.

Além da intolerância, o consumo de leite pode causar desconforto e alergia em gatos. Então, na dúvida, o melhor é oferecer apenas ração de qualidade e água.

Gatos filhotes têm intolerância à lactose?

Como já mencionamos, a maioria dos gatos tem intolerância à lactose, mas enquanto estão mamando o leite materno, eles produzem a enzima lactase normalmente. Entretanto, isso não significa que você pode dar leite para gato.

A composição do leite materno da gata e do leite de vaca é bem diferente, principalmente em relação às quantidades necessárias de nutrientes que eles precisam. Desse modo, o ideal é que os filhotes sejam amamentados apenas pela felina.

Gato amamentado por uma cadela

Você já deve ter se deparado com uma situação assim quando uma cadela adota e amamenta gatos filhotes. Muitas vezes, a felina não sobrevive ao parto, os gatinhos são abandonados ou, simplesmente, não conseguem se alimentar, por qualquer motivo.

Nesses casos, os tutores podem procurar por alternativas saudáveis para a sobrevivência dos filhotes. A primeira atitude a ser tomada é procurar por um veterinário para saber se eles estão saudáveis.

A atitude ideal seria encontrar uma felina amamentando, mas nem sempre isso é possível. Embora eles até possam ser alimentados por uma cadela, que vai saciar a fome e fazer com que cresçam, isso também pode não ser o ideal.

Afinal, as espécies são diferentes. O leite canino é adequado para os cachorros filhotes, sem os anticorpos completos para os felinos. Isso significa que, a longo prazo, eles podem ter algum comprometimento na saúde.

Assim, caso o gatinho seja amamentado por uma cachorra, o ideal é que seja acompanhado por um veterinário durante o crescimento. Se for necessário, ele vai indicar as suplementações.

O que fazer ao não encontrar uma mãe adotiva para os felinos?

Nesse caso, os felinos devem ser alimentados pelo tutor de acordo com a orientação do veterinário. Além disso, sem a mãe, os gatos recém-nascidos precisam ser envoltos em cobertores e estarem bem abrigados.

Hoje, já existe leite para gato recém-nascido vendido nos principais pet shops. Se essa for a indicação do veterinário, saiba que esse tipo de leite tem a quantidade de nutrição que o filhote precisa.

Além disso, use uma mamadeira adequada aos recém-nascidos para eles se alimentarem adequadamente a cada duas horas, sem aspirar o leite. A partir de 25 dias, você pode dar leite para gato em uma tigela. Os filhotes são bem espertos e vão entender que podem se alimentar sozinhos.

Se o problema é a lactose, gato pode tomar leite sem essa substância?

A questão do leite foi enraizada na espécie, mas, na verdade, a bebida não traz nenhum benefício a mais na dieta. Sendo assim, após a fase de amamentação, o ideal é que o peludo não seja mais alimentado por leite, ainda mais porque muitos gatos têm intolerância à lactose.

Nesse sentido, após o desmame materno ou alternativo (em casos necessários), a ração é o alimento mais indicado. Inclusive, existe ração para gatos filhotes, adultos, castrados, alérgicos, com problemas renais, entre outras. Cada uma foi produzida com a necessidade e os ingredientes adequados para cada bichano.

Os gatos filhotes também não devem tomar leite zero lactose, pois mesmo que ainda não tenham intolerância, não são nutridos por esse alimento.

Assim como gatos podem ter intolerância à lactose, não devem ser alimentados com os derivados do leite. Algumas vezes, até um pequeno pedaço de queijo pode desencadear os sintomas que listamos.

Compartilhe nas redes sociais

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
TALVEZ ESTEJA PRECISANDO

Notícias Relacionadas


PUBLLICIDADE

PUBLLICIDADE

Categorias


PUBLLICIDADE
TALVEZ ESTEJA PRECISANDO


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja Muito Mais